quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Desenvolver um Plano de Qualidade ( Semana Mundial da Qualidade 7 a 12 de Novembro )

Planificar é essencial para garantir a qualidade e a futura melhoria dos projectos. Planificar coloca em prática processos para garantir que as soluções dos projectos são adequadas à finalidade e satisfazem as expectativas de qualidade.

Um plano de projecto deve centrar-se nas seguintes áreas:
1.     Objectivos: Defina o que quer alcançar e o padrão de qualidade que espera do produto ou serviço que está a tentar produzir ou a iniciativa que está a empreender.

2.     Critério: Determinar como esses objectivos serão avaliados e como vai confirmar que os requisitos foram atingidos.
Lembre-se: Os seus objectivos devem ser SMART, ou seja específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e temporais. (Specific, Measurable, Achievable, Realistic and Timely)

3.     Plano de Qualidade: O plano prevê a garantia de qualidade de procedimentos que garantam que a qualidade desejada seja alcançada e testes para comprova-la. O planeamento da qualidade deve demonstrar os objectivos e os critérios de uma forma simples e neutra.

4.      Implementação: o que vai ser feito, por quem e quando.

5.     Avaliação: Avalie o sucesso do que se propôs fazer. Para um projecto ou programa, estes indicadores tendem a relacionar-se com as realizações, os resultados, o que foi aprendido e como as coisas mudarem. A avaliação envolve pessoas que fazem julgamentos sobre o sucesso, mas fazem-no através de técnicas objectivas e sistemáticas.

A avaliação assenta em questões "como se as saídas são úteis, procuradas pelos utilizadores e se estes gostam delas”. A revisão por pares pode ser adequada para avaliar se a saída é útil, e as pesquisas ou grupos de discussão para avaliar a satisfação do utilizador. Evolução das competências em vez das competências técnicas, são necessárias para seleccionar os métodos de avaliação adequados e avaliar os resultados.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O que é o dia Mundial da Qualidade?

O Dia Mundial da Qualidade foi criado pela Organização das Nações Unidas em 1990 para aumentar a consciência mundial sobre a importância da qualidade para o crescimento das organizações e da sua prosperidade.
O objectivo do Dia Mundial da Qualidade é promover a consciencialização da qualidade de todo o mundo e encorajar os indivíduos e as organizações ao crescimento e a prosperidade.
O termo qualidade aplica-se a todos os aspectos da vida. Para as organizações, no entanto, a implantação de abordagens de qualidade é um requisito prévio para a criação de um negócio sustentável.
A Gestão da Qualidade pode beneficiar as organizações de várias formas. Ela pode:
Melhorar a satisfação do cliente;
Reduzir custos e melhorar a rentabilidade;
Melhorar e apoiar a inovação;
Ajudar a identificar e gerir riscos;
Garantir cuidados e responsabilidade corporativa.
Este ano o Dia Mundial da Qualidade realiza-se no período entre dia 8 e 12 de Novembro.

Semana Mundial da Qualidade 7 a 12 de Novembro

Festeje conosco a Semana Mundial da Qualidade.
Acompanhe todas as novidades que iremos disponibilizar.