segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Linha de Crédito “PME Crescimento”

Linha PME Crescimento. Destinada a garantir e reforçar o acesso ao crédito às empresas economicamente viáveis, esta linha terá um valor de 1500 milhões de euros, com vista a reforçar a liquidez e capacidade de investimento das empresas.

O acesso a esta nova linha de crédito PME Crescimento estará disponível a partir do próximo dia 16 de Janeiro. Do montante global de 1500 milhões de euros, há uma dotação geral de 750 milhões para todas as PME e dotações específicas de 500 e 250 milhões de euros, para empresas exportadoras e para operações com micro e pequenas empresas, respectivamente.

Para as empresas PME Líder montante máximo de financiamento é de 1,5 milhões de euros, sendo que para micro e pequenas empresas o montante máximo por operação e empresas é de, respectivamente, 25 mil euros e 50 mil euros. Os spreads a aplicar por estas operações variarão entre os 4,813% e os 5,375%.

Linhas de Seguros de Crédito à Exportação garantidas em 2012
Tendo em conta a importância de assegurar o crescimento das exportações, o Governo prorrogou a disponibilidade de Linhas de Seguros de Crédito à Exportação com garantia do Estado para o ano de 2012.

Recorde-se que os Seguros de Crédito são instrumentos fundamentais para a exportação, em particular para mercados emergentes, de países fora da OCDE, facto que se tem comprovado com a procura crescente das empresas às Linhas de Seguros de Crédito à Exportação, particularmente em operações de maior risco.