Planificar é essencial para garantir a qualidade e a futura melhoria dos projectos. Planificar coloca em prática processos para garantir que as soluções dos projectos são adequadas à finalidade e satisfazem as expectativas de qualidade.
Um plano de projecto deve centrar-se nas seguintes áreas:
1. Objectivos: Defina o que quer alcançar e o padrão de qualidade que espera do produto ou serviço que está a tentar produzir ou a iniciativa que está a empreender.
2. Critério: Determinar como esses objectivos serão avaliados e como vai confirmar que os requisitos foram atingidos.
Lembre-se: Os seus objectivos devem ser SMART, ou seja específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e temporais. (Specific, Measurable, Achievable, Realistic and Timely)
3. Plano de Qualidade: O plano prevê a garantia de qualidade de procedimentos que garantam que a qualidade desejada seja alcançada e testes para comprova-la. O planeamento da qualidade deve demonstrar os objectivos e os critérios de uma forma simples e neutra.
4. Implementação: o que vai ser feito, por quem e quando.
5. Avaliação: Avalie o sucesso do que se propôs fazer. Para um projecto ou programa, estes indicadores tendem a relacionar-se com as realizações, os resultados, o que foi aprendido e como as coisas mudarem. A avaliação envolve pessoas que fazem julgamentos sobre o sucesso, mas fazem-no através de técnicas objectivas e sistemáticas.
A avaliação assenta em questões "como se as saídas são úteis, procuradas pelos utilizadores e se estes gostam delas”. A revisão por pares pode ser adequada para avaliar se a saída é útil, e as pesquisas ou grupos de discussão para avaliar a satisfação do utilizador. Evolução das competências em vez das competências técnicas, são necessárias para seleccionar os métodos de avaliação adequados e avaliar os resultados.
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