quarta-feira, 9 de julho de 2014

BRASIL Lista de Verificação (CHECK LIST) do Exportador & Investidor


Escolha o seu parceiro de forma objectiva - Exclua o sentimento - Na escolha do parceiro deve ter como critério o seu profissionalismo e não a avertende pessoal ou sentimental. Verifique a sua experiência anterior como o produto através de informações e referências. As condições da parceria devem ficar escritas. O Brasil é muito grande, dependendo das regiões a atingir, é possível e desejável mais do que um representante.


Tire partido da Lusofonia (somos a 5 língua mais falada no nundo e a 3 no Facebook) - As empresas portuguesas não têm vantagem face a outros países que estão mais próximos geograficamente e oferecem vantagens comerciais e ao nível das taxas de juros e de câmbio. Os empresários Portuguese  terão de oferecer produtos de qualidade a  preços competitivos. Contudo, estão em grande vantagem por falarem o mesmo idioma e possuírem uma história comum. Isto permite que, em igualdade de condições, possam fazer negócio mais facilmente.

Esteja presente, esteja lá á porta do seu cliente - Participar em feiras ou missões pode ser uma boa forma de abordar e conhecer o mercado, mas não é suficiente. Ter uma presenta física é imprescindível, um escritório, um domicílio para receber contactos, um apoio de secretariado, alguém que faça por si visitas a potenciais clientes (porta a porta) são muito importantes.

Comece por uma região bem definida - São Paulo e o Nordeste são boas opções e muito diferentes entre si. O mercado brasileiro é muito grande. Comece por abordar o mercado nas regiões de maior concentração de poder de compra: São Paulo, estude ainda outros estados: Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Fortaleza e Pemambuco.

Estabeleça-se com um armazém e show-room - Se optar por entrar no mercado diretamente com uma estrutura própria que lhe permita o controlo de toda a operação no Brasil, recomendamos que se estabeleça com uma pequena estrutura com equipa de vendas, armazém e show-room. Isto é importante para dar resposta às empresas que ainda só importam. A maioria das empresas brasileiras hoje não quer ter grandes stocks, mas a mercadoria entregue a curto prazo e nas quantidades desejadas. Se preferir estar no mercado através de um representante, não perca de vista a operação.

Verifique se cumpre todas as regras antes de exportar - Antes de uma mercadoria ser despachada para o Brasil, deverão ser confirmadas as regras que estão em vigor para a importação desse produto. As regras são muito diferentes das que vigoram para a exportação na União Europeia.

Decida que moeda que vai utilizar - Avalie a adequação do uso do Euro como moeda na transação comercial, em alternativa ao Dólar, escolhendo a que oferecer melhores condições na altura da transação, as taxas e a variação cambial poder por o negócio.

Registe a sua marca no INPI brasileiro - Para os produtos com marca registada ou patente, não demore a fazer o registo, faça-o mesmo antes de apresentar os seus produtos ao mercado. (INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial). http://www.inpi.gov.br/portal/

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