quarta-feira, 25 de julho de 2012

INVESTE QREN | Linha de Financiamento ao Investimento Empresarial no QREN

O “INVESTE QREN” tem uma dotação de 1000 milhões de Euros e chega ao mercado a 16 de Agosto.

O “INVESTE QREN” é uma linha de financiamento ao investimento empresarial aprovado no QREN. Vai contribuir para uma aceleração da execução do QREN, designadamente de projetos aprovados nos sistemas de incentivos às empresas. Constitui uma resposta atrativa aos constrangimentos detetados, sendo um estímulo à execução e conclusão dos projetos de investimento.

Beneficiários: São beneficiários do “INVESTE QREN”, a título de empréstimo, empresas com projetos de investimento aprovados no âmbito dos sistemas de incentivos do QREN.

Poderão ser também beneficiárias entidades com projetos de “Ações Coletivas” aprovados no respetivo sistema do QREN, sejam associações empresariais, centros tecnológicos e entidades públicas com competências específicas em domínios empresariais.

Objeto de financiamento: Podem ser objeto de financiamento:
a) A contrapartida privada associada à realização do projetos de investimento aprovados no QREN, em complemento ao financiamento comunitário atribuído;

b) Os custos não elegíveis a financiamento comunitário, associados à realização do respetivo projeto de investimento;

c) O fundo de maneio necessário para a realização do projeto de investimento.

No caso de entidades que não sejam empresas apenas se aplica o financiamento previsto em a).

Prazos e financiamento: O prazo máximo de financiamento é de 8 anos com 2 anos de carência de capital.

Valor máximo de financiamento: A título de empréstimo, para cada projeto de investimento, é de 4 milhões de Euros.

Taxa de juro. A taxa de juro a fixar tomará em linha de conta a existência, em cada empréstimo, os recursos originários do BEI os recursos do próprio banco.

O juro suportado pelos beneficiários excluirá qualquer custo relacionado com a constituição de um fundo de contragarantia mútuo para fazer face aos eventuais incumprimentos, que será financiado integralmente pelo QREN.

Limites previstos aos montantes de financiamento:
a) O financiamento atribuído pela componente do BEI não pode exceder 50% do custo total do projeto de investimento aprovado no QREN;

b) Em conjunto com o financiamento comunitário, a componente do BEI não pode exceder 90% do custo total previsto do projeto de investimento aprovado no QREN;

c) Em cada operação de financiamento, o beneficiário deverá assegurar com recursos próprios pelo menos 10% do investimento global.


A gestão global da linha é assegurada pela Sociedade Portuguesa de Garantia Mútua (SPGM, SA).

CANDIDATURAS: As candidaturas são efetuadas junto da rede de bancos aderentes. Prestamos apoio na elaboração e submissão de candidaturas. Se pretende obter mais informações, contacte-nos.


Sem comentários:

Enviar um comentário